A região é conhecida por seus parques nacionais, como o Parque Nacional do Lençóis Maranhenses, que é um parque nacional que abrange uma área de 155.000 hectares. Ele está localizado no norte do estado do Maranhão, no Brasil. Ele é conhecido pelas dunas de areia branca que são formadas pelo vento e pelas chuvas.
O parque tem um clima tropical úmido, com temperaturas médias de 26 °C. As chuvas são mais intensas entre os meses de junho e setembro. A vegetação é composta por caatinga arbustiva e floresta de restinga. A fauna do parque inclui jaguatiricas, veados, antas, capivaras, tamanduás, lontras, jacarés, tucanos, araras e outras aves.
O Parque Nacional do Lençóis Maranhenses foi criado em 1981 e é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Ele está classificado como um Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1997.
A região também abriga o Parque Nacional de Chapada Diamantina, que é um parque nacional que abrange uma área de 603.290 hectares. Ele está localizado no centro do estado da Bahia, no Brasil. Ele é conhecido pelas montanhas de arenito e pelos cânions.
O parque tem um clima tropical úmido, com temperaturas médias de 23 °C. As chuvas são mais intensas entre os meses de outubro e março. A vegetação é composta por caatinga arbustiva e floresta de restinga. A fauna do parque inclui veados, antas, capivaras, tamandu
O aeroporto mais conveniente para chegar aos Lençóis Maranhenses é o de São Luís. Ele fica localizado a 240 km de Santo Amaro e 260 km de Barreirinhas e 260 km.
A alta temporada dos Lençóis Maranhenses acontece durante e logo após as chuvas, entre os meses de abril e agosto. No auge da seca, de outubro a dezembro, quase todas as lagoas desaparecem e a paisagem se transforma em um imenso e belíssimo deserto.
Com saída pela manhã, o passeio de Boia Cross pelo Rio Formiga começa com um translado de 4x4 com duração de 1h20 até o povoado de Cardosa, onde embarca-se nas boias para fazer a flutuação no rio em um dos passeios mais relaxantes e refrescantes de Lençóis. Com águas cristalinas, o rio é também uma ótima opção para mergulho, pois não tem muita correnteza.
Conhecer Atins é indispensável. A charmosa cidade tem culinária excelente e paisagens distintas dos arredores. O pequeno povoado é dono dos famosos camarões dos Lençóis Maranhenses e fica localizado à beira-mar, entre o Rio Preguiças, a praia e as dunas repletas de lagoas. Para visitar o local você pode se hospedar em Barreirinhas ou mesmo no povoado, por um dia, para ver a foz do Rio Formiga e o encontro com o mar, ir na praia de Atins, na Lagoa da Capivara e na Lagoa Tropical.
Com meio dia de duração, o passeio Circuito Lagoa Azul é indispensável para quem visita os Lençóis Maranhenses. O roteiro mais comum inclui a Lagoa da Preguiça, Lagoa da Esmeralda, Lagoa da Paz, Lagoa do Peixe e, obviamente, a Lagoa Azul. Os destinos podem ser alterados de acordo com as condições das lagoas nas temporadas, partindo sempre em direção às mais bonitas. A vista do circuito é única, visto que as paisagens mudam muito a cada semana, garantindo uma experiência singular sempre.
Um roteiro bem popular de Barreirinhas é o Circuito Lagoa Bonita. Com direito a uma subida íngreme de dunas (com cordas), o passeio oferece uma das mais belas vistas do Parque Nacional. Ou seja, vale o esforço da subida de 30m, sem contar que o trajeto a pé oferece um visual de tirar o fôlego! No trajeto estão incluídas visitas à Lagoa do Maçarico, a Lagoa do Clone (onde foi filmada a novela O Clone) e a Lagoa Bonita. Aproveite para tirar muitas fotos do alto das dunas em um cenário espetacular!
Não deixe de assistir o nascer do sol com direito a café da manhã nas dunas dos Lençóis Maranhenses. A experiência com certeza viverá eternamente em sua memória como um de seus melhores momentos, e não é por menos. A luz, o espetáculo de cores e o silêncio, tudo neste passeio é singular e vale a pena o esforço de acordar mais cedo para ver o sol nascendo em um dos lugares mais bonitos do planeta. Depois de observar a paisagem é hora de tomar um delicioso café da manhã com vista para as lagoas, montado pelas agências de turismo.
Para uma visão panorâmica e espetacular das dunas e lagoas dos Lençóis Maranhenses, a dica é o passeio de sobrevoo sobre os lençóis. Com duração de 30 minutos, o voo oferece um ponto de vista ímpar de um destino único, sem igual no mundo inteiro, e uma forma excepcional de entender a magnitude do destino. Os passageiros podem escolher entre 3 rotas para a jornada e, aqui vai uma dica, os melhores horários para tirar fotos são no começo da manhã ou no fim do dia!