Paraty é uma cidade turística muito popular no Brasil, principalmente entre os turistas estrangeiros. A cidade fica situada na costa do estado de Rio de Janeiro, a aproximadamente 200 km da capital do estado. A cidade é conhecida pelas suas praias, pelo seu clima tropical e pelas suas ruínas históricas. A cidade é também um importante centro turístico nacional, devido às suas numerosas atrações turísticas. A cidade de Paraty é servida pelo Aeroporto Internacional de Rio de Janeiro, que fica a aproximadamente 100 km da cidade.
Paraty localiza-se a 3 horas de distância do Rio de Janeiro. O Aeroporto Santos Dumont e o Aeroporto Internacional do Galeão, portanto, são as melhores opções para chegar até a cidade de avião.
A época mais seca, ideal para fazer passeios de barco e pegar praia, vai de Junho a Setembro. Esses meses geralmente oferecem dias quentes e noites agradáveis. Mas, a passagem de frentes frias pode ocasionar mínimas de até 15ºC em Paraty.
Com casinhas brancas, lojas e cafés charmosos é impossível não se apaixonar por Paraty, especialmente pelo Centro Histórico. Por lá estão as igrejas, como a Igreja de Nossa Senhora das Dores. A Casa da Cultura também não pode ficar de fora do roteiro. O pequeno museu foi criado para preservar e divulgar a história da cidade. O Museu de Arte Sacra, localizado na Igreja de Santa Rita, é cartão-postal da cidade e possui um acervo de peças de barro, madeira e metal dos séculos XVII, XVIII, XIX. Não é à toa que a cidade é Patrimônio Mundial pela Unesco!
A Ilha do Pelado, localizada a 30 km de Paraty, sentido Angra dos Reis, possui águas cristalinas, areia branca e mar calmo, perfeita para um dia tranquilo com a família. Para chegar até lá é preciso ir até a Praia de São Gonçalo e pegar um barco atravessando o rio em direção à ilha, mas o trajeto vale muito a pena! O lugar conta com restaurantes e comida deliciosa, o que permite passar o dia inteiro na ilha. Aproveite para praticar snorkel e observar os peixes na água transparente da praia.
A Serra da Bocaina, localizada entre um trecho da Serra do Mar, se estende por Paraty, Angra dos Reis, Ilha Grande, Cunha e São José do Barreiro. A região é um verdadeiro paraíso natural, com trilhas, cachoeiras e belos mirantes, os principais deles dentro do Parque Nacional da Serra Bocaina, uma das maiores áreas protegidas da Mata Atlântica. Entre os atrativos do parque estão o Caminho de Mambucaba, para quem gosta de caminhada, a Cachoeira de Santo Isidoro, Cachoeira das Posses, Cachoeira do Veado e o Mirante do Sobrado.
A Ilha do Algodão com suas águas translúcidas e profundas é ponto de partida de vários dos passeios de barco pela orla de Paraty. Por lá os visitantes podem também praticar snorkeling e observar os golfinhos. Em Lagoa Azul, o passeio mais famoso é o de escuna na água de azul intenso, rochas e a mata verde que cerca o local. O passeio faz parte da mesma rota que vai para a Praia Vermelha, Praia do Lula e Ilha Comprida.
Entre as inúmeras praias de Paraty, a Praia do Sono se destaca por sua beleza ímpar. Para chegar até lá é preciso pegar um barco ou se aventurar em uma trilha de 3 km de dificuldade média, com subidas, descidas e até pontos com lama. Mas, seja de barco ou a pé, vale a pena pela bela vista e águas cristalinas do local.
Paraty, além de destino cultural, é também um destino litorâneo. Entre as principais praias da região estão a Praia do Pontal, uma das mais movimentadas da cidade. Ela fica bem próxima ao Centro Histórico e conta com bares, quiosques e restaurantes próximos. A Praia de São Gonçalo, que não é tão movimentada, mas é bem extensa, com trechos mais sossegados, é perfeita para descansar e curtir a brisa do mar. E a Praia de São Gonçalinho, com areias brancas e água verde cristalina, dividida por um riozinho, que torna a vista ainda mais charmosa.
O Saco de Mamanguá é um lugar inesquecível, com uma entrada de mar com 8 km de extensão e 2 km de largura. Possui 33 praias e 8 comunidades caiçaras. Lá encontra-se também uma belíssima área de mangue super preservada e rica biodiversidade. Para chegar até lá é possível ir de barco ou, para aqueles com bom condicionamento físico, por trilha. Para entrar na área do mangue, contudo, apenas podem ser usadas embarcações sem motor, como caiaques e canoas.
Em Trindade sua única preocupação é curtir a natureza, o sol, o mar e as cachoeiras. São inúmeras praias incríveis para desfrutar, como a Praia Brava, a Praia do Cepilho, Praia de Fora, Praia dos Ranchos e a Praia do Cachadaço. A grande estrela da região é, contudo, a Piscina Natural de Cachadaço. Para chegar lá é possível ir de barco ou fazer uma trilha e, depois, curtir o dia no mar calmo e transparente.