Rio de Janeiro é um dos destinos mais visitados do Brasil, e não é para menos. A cidade oferece diversas atrações turísticas, como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o Maracanã, entre outros.
Além disso, a cidade ainda é conhecida pelas praias, como a Praia do Copacabana e a Praia de Ipanema.
Para quem quer curtir o Rio de Janeiro, é importante ficar atento às dicas de turismo. Afinal, a cidade é grande e oferece diversas atrações turísticas.
Confira, a seguir, algumas dicas de turismo para curtir o Rio de Janeiro:
1. Visite o Cristo Redentor
O Cristo Redentor é um dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro. A estátua, que fica no topo do Corcovado, é um dos principais destinos turísticos da cidade.
Para chegar até o Cristo Redentor, é possível fazer a subida a pé ou de bondinho. A subida a pé é um pouco mais cansativa, mas oferece uma vista panorâmica da cidade. Já o bondinho é um pouco mais rápido, mas a vista não é tão boa.
2. Visite o Pão de Açúcar
O Pão de Açúcar é outro cartão-postal do Rio de Janeiro. A atração turística fica no bairro de Urca e é possível chegar até o topo da montanha de bondinho ou teleférico.
A vista do topo do Pão de Açúcar é espetacular e vale a pena a visita.
3. Visite o Maracanã
O Maracan
O Rio de Janeiro tem 2 aeroportos: o Aeroporto Santos Dumont e o Aeroporto Internacional Tom Jobim. A maioria dos voos vindo da Europa chegam no aeroporto internacional Tom Jobim, também conhecido como Aeroporto do Galeão. O Tom Jobim fica na Zona Norte da cidade, a 20 km do centro da cidade. O aeroporto recebe voos de diversas linhas aéreas brasileiras e estrangeiras que operam rotas de voos diretos das principais cidades da Europa para o Rio de Janeiro.
O clima no Rio é tropical, quente e úmido. A temperatura média é 22ºC. No verão (dezembro a março), a média é de 30ºC a 35ºC. No outono (abril a junho), a temperatura fica em tornos dos 25ºC. O inverno no Rio é de julho a agosto. Porém, os cariocas brincam que não existe inverno no Rio, pois a temperatura média é 25ºC. Já na primavera (setembro a novembro), a temperatura aumenta e pode chegar aos 35ºC.
Engana-se quem pensa que as atrações turísticas do Rio se resumem às praias e montanhas. Separe um dia inteiro para visitar os museus, centro culturais e lugares históricos do centro da cidade. A sugestão de roteiro é começar pela Biblioteca Nacional, a maior biblioteca da América Latina, e o Teatro Municipal, um dos mais importantes teatros do Brasil, na praça da Cinelândia. Depois, pelo caminho do Paço Imperial na Praça XV, a próxima parada é a Igreja de Nossa Senhora da Candelária, a mais famosa igreja católica da cidade. Na esquina da igreja, fica o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB). Para terminar o passeio pelo centro da cidade, siga em direção ao Museu do Amanhã e Museu de Arte do Rio.
Para os amantes de futebol, assistir a um jogo de futebol ou fazer um tour pelo estádio do Maracanã, o maior estádio de futebol do Brasil, não pode ficar de fora do roteiro pela cidade do Rio de Janeiro. O estádio oferece visitas guiadas com acesso à calçada da fama dos jogadores e ao museu do futebol.
Além da maior floresta urbana do mundo, o Rio de Janeiro também possui outras áreas verdes que merecem uma visita. A primeira delas é o Jardim Botânico, o mais antigo jardim botânico do Brasil e considerado patrimônio nacional pelo IPHAN e reserva da biosfera da Mata Atlântica pela Unesco. O Jardim Botânico tem uma coleção de 3400 espécies de plantas. A mais famosa é a palmeira imperial, símbolo do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Ao lado do Jardim Botânico, encontra-se o Parque Lage, outra importante área verde da cidade, considerado patrimônio histórico e cultural do Rio de Janeiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Centro boêmio do Rio de Janeiro, a Lapa e seus arredores, como o bairro de Santa Teresa, são os lugares perfeitos para aproveitar um final de tarde na cidade ou aproveitar a noite carioca. Na Lapa, perto dos Arcos da Lapa, encontra-se a badalada Avenida Mem de Sá com vários bares e restaurantes. Já Santa Teresa é famosa por seus casarões antigos, ateliês de arte, bares e restaurantes, e os antigos trilhos de teleférico da cidade. Entre Santa Teresa e a Lapa, está a famosa Escadaria Selarón, de 215 degraus, toda decorada em azulejos coloridos.
Com 38 metros de altura, a famosa estátua do Cristo Redentor, é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Do topo do Morro do Corcovado e aos pés do Cristo Redentor, a vista panorâmica da cidade é de tirar o fôlego. Uma dica é começar o passeio ao Cristo Redentor pelo tradicional Trem do Corcovado, que parte no bairro do Cosme Velho. A subida pelo “Trem” dura 25 minutos e atravessa a mata atlântica do Parque Nacional da Tijuca, que é uma parte da maior floresta urbana do mundo.
O Pão de Açúcar é outro cartão-postal da cidade do Rio de Janeiro que não pode ficar de fora do roteiro pela cidade. Localizado na bucólica zona da Urca, o passeio começa no teleférico, que se inicia na Praia Vermelha. A primeira parada é o Morro da Urca (227 metros) e a parada final é o morro do Pão de Açúcar (396 metros). Este não é o ponto mais alto da cidade, mas a vista do Cristo Redentor e da entrada da Baía de Guanabara do topo, é deslumbrante. Após visitar o Pão de Açúcar, não deixe de caminhar até a Mureta da Urca, para beber uma cerveja e comer um petisco com a vista para a Baía de Guanabara, com o Cristo Redentor ao fundo.
Com vistas espetaculares da cidade, o Parque Nacional da Tijuca, faz parte da maior floresta urbana do mundo e ocupa uma área de 4 mil hectares na cidade do Rio de Janeiro. Uma boa maneira de explorar as inúmeras estradas e cantos do parque é através de um jipe tour que passa pelas principais paradas como a Vista Chinesa, Mesa do Imperador, Paineiras, Cascatinha do Taunay e Açude da Solidão.
Localizada na Zona Oeste da cidade e desconhecida por muitos turistas, a Praia da Barra da Tijuca é a maior praia do Rio de Janeiro com 18 km de extensão. É bastante movimentada nos finais de semana e feriados, o bairro conta com várias opções de hotéis à beira-mar como o Radisson, Windsor, Mercure e Hilton.
Como dizia o Tom Jobim, o famoso compositor e cantor brasileiro, Copacabana é encantadora: “Copacabana, princesinha do mar, existem praias tão lindas cheias de luz, mas nenhuma tem o encanto que tu possuis”. O "calçadão" e a praia de Copacabana têm cerca de 4 km, que começa no Forte de Copacabana e termina na pequena praia do Leme. A sua calçada portuguesa trabalhada em pedras pretas e brancas em formatos de ondas, é o "calçadão" mais frequentado da cidade. Ao longo da orla, há vários quiosques para beber um copo ou uma água de coco.
Vizinha da praia de Copacabana, a região de Ipanema na Zona Sul da cidade também é famosa pela sua bela orla. Os quiosques da orla de Ipanema também oferecem boas opções para se beber um copo. No final de Ipanema, no sentido de Copacabana, fica a Pedra do Arpoador, onde os cariocas e os visitantes se reúnem para assistir ao pôr do sol com uma vista espetacular das praias de Ipanema e Leblon e o Morro dos Irmãos.
Os desfiles no famoso sambódromo da Marquês de Sapucaí do Rio de Janeiro, ocorrem somente durante o período do Carnaval. Porém, é possível participar dos ensaios das escolas de samba e experimentar a festa mais famosa da cidade e suas baterias, percussões, passistas, mestre-salas, porta-bandeiras e sambistas.