A ilha de Male é o principal destino turístico das Maldivas, com uma grande variedade de hotéis e resorts de luxo. A ilha também é o lar de muitos museus e monumentos históricos, como o Museu Nacional das Maldivas e o Forte de Sultan. As praias de areia branca e águas cristalinas são outro grande atrativo das Maldivas.
Não há voos diretos entre Brasil e as Maldivas. As principais conexões são em Dubai, Bangcoc e outras cidades do sudeste asiático. O principal aeroporto das Maldivas é o Aeroporto Internacional Ibrahim Nasir.
A melhor época para visitar as Maldivas é durante a estação seca, que vai de novembro a abril, com melhores meses para praticar as atividades entre dezembro e março.
No primeiro restaurante subaquático do mundo, é possível almoçar ou jantar a 5 metros abaixo d’água. Outra possibilidade é saborear diferentes coquetéis no meio da manhã. O cardápio combina ingredientes locais e ocidentais, com pratos harmonizados com vinhos especiais. Está localizado na Rangali Island e faz parte dos empreendimentos da tradicional e conceitual rede de hotéis Hilton.
Um dia no SPA é uma das atividades obrigatórias a serem incluídas em qualquer lista de o que fazer na Maldivas. E nada melhor que um SPA em uma ilha privativa para ter uma experiência digna de realeza. Massagens, tratamentos corporal e facial, banhos de sais e ervas, aulas de yoga e rituais noturnos são apenas algumas das alternativas. Na Kuda Huraa Island, e dentro de um exclusivo resort Four Seasons, esse é um dos melhores SPAs das Maldivas.
Qualquer praia das Maldivas é encantadora e em todas são realizadas as mais diferentes atividades, do surfe ao mergulho. Fora d’água, as atrações ficam por conta dos resorts, bares e restaurantes que enchem de glamour as faixas de areia que formam as ilhas. Dentre todas as alternativas, o destaque fica por conta da Kunfunadhoo Beach, com o cenário perfeito para quem quer simplesmente admirar a beleza paradisíaca local e descansar.
Mergulhar profundo nas águas cristalinas é outra atividade obrigatória em qualquer lista de o que fazer nas Maldivas. Tanto que há resorts pensados especialmente nos hóspedes que querem praticar a atividade, como o Kuredu Resort, que tem acesso exclusivo a mais de 60 pontos de mergulho. A exemplo do que acontece em outras ilhas e resorts das Maldivas, a vida marinha aqui pode ser admirada de perto e de diferentes maneiras, do snorkeling a excursões românticas em minicruzeiros.
O maior submarino de passageiros do mundo proporciona uma experiência única, levando os visitantes a 100 pés abaixo do oceano. É uma ótima alternativa para quem não se arrisca mergulhar, pois permite a contemplação bem próxima da vida marinha que faz das Maldivas um dos lugares mais ricos em biodiversidade do mundo.
Os bangalôs sobre as águas se tornaram verdadeiros cartões postais das Maldivas. Hospedar-se em um deles é garantir uma autêntica experiência no arquipélago. Entre os mais populares, destaque para Veligandu Island Resort & Spa, Komandoo Island Resort & Spa e Anantara Veli Maldives Resort.
Male é a porta de entrada desse paraíso no Oceano Índico, mas nem sempre entra nas listas de o que fazer nas Maldivas, o que é uma pena, já que significa deixar de conhecer um pouco melhor da cultura local. As agências de turismo da cidade organizam walk tours passando por escolas, mesquitas e mercados contando a história e curiosidade de cada lugar. Algumas opções incluem refeições com pratos típicos e café tradicional. A duração varia de 4 a 8 horas e cada passeio tem um valor diferenciado.