Madrid é a capital da Espanha e uma das cidades mais visitadas da Europa. A cidade é conhecida pelo seu clima ameno e pelos seus monumentos históricos, como a Plaza Mayor, o Palácio Real e a Catedral de Almudena. A cidade também abriga alguns dos museus mais visitados do mundo, como o Museu do Prado, o Museu Reina Sofia e o Museu Thyssen-Bornemisza.
O Aeroporto Internacional Adolfo Suárez Madrid - Barajas (MAD) é o único que recebe voos diretos do Brasil para Espanha. Fica a 15 km do centro de Madrid e conta com boa acessibilidade, a partir de metrô, ônibus, transfers e táxis.
Madrid tem as estações bem definidas, mas diferentemente de outros destinos europeus, tem pouca chance de neve. No verão, o clima sobe e os turistas lotam a cidade. A verdade é que, em qualquer época do ano, a cidade é encantadora!
Típico e tradicional mercado de pulgas, a Feira do Rastro de Madrid tem de tudo um pouco: antiguidades, roupas, calçados, artesanato, gastronomia e muito mais. Com história que começa no século 18, é um dos maiores mercados ao ar livre do mundo. Funciona aos domingos e feriados, nos entornos das Praça de Cascorro, no centro de Madrid.
A rua das compras em Madrid, a Gran Vía abriga ainda restaurantes, hotéis e construções impressionantes como o icônico Edifício Metrópolis e o tradicional Edifício Carrión, onde ficam o hotel e os cinemas Capitol. Em termos de marcas, as mais famosas que você vai encontrar ao longo da Gran Vía são Zara, Nike e Mango, além de lojas de departamento como Primark.
As igrejas devem entrar na lista do que ver e fazer em Madrid não apenas pela religiosidade, mas principalmente pela história e impressionante arquitetura que ostentam. A Real Basílica de San Francisco el Grande, dona de uma das maiores cúpulas do mundo, e a Catedral de Santa Maria a Real de Almudena são os principais exemplares das belíssimas igrejas que devem ser visitadas na capital espanhola.
O Mercado é considerado um monumento em homenagem à culinária espanhola. Com cerca de 30 tendas, aqui você pode provar delícias que só tem na Espanha como tapas e paella. Os cardápios incluem ainda diferentes opções de tábuas de frios, queijos, vinhos e frutos do mar.
É em Madrid que fica um dos mais importantes museus do mundo: o Museu do Prado. Com mais de mil peças em exposição, o acervo ganha notoriedade por reunir obras de artistas geniais, dentre os quais se destacam Velázquez e Goya. E o Prado não é o único na lista do que ver e fazer em Madrid. Outros lugares igualmente imperdíveis são o Museu Arqueológico da Espanha, o Museu Sorolla e o Museu Cerralbo, para nomear algumas das muitas opções.
O Palácio Real de Madrid é o maior da Europa e o principal ponto turístico nas rotas de palácios na capital espanhola. Com mais de 2 mil cômodos, dentre os quais 50 estão abertos ao público, impressiona pela luxuosa arquitetura e decoração, com quadros, esculturas e lustres que fazem da construção um verdadeiro museu. Outros palácios que também valem uma visita em Madrid são o Palácio Real de El Pardo e o Palácio de Liria.
Madrid tem um total de 118 km de área verde. Nessa rota, o Parque do Retiro é o mais disputado entre os turistas, por abrigar outras atrações como o Palácio de Cristal, o Palácio de Velázquez e o Passeio da Argentina. A menos de 1 km do Retiro e em frente ao Museu do Prado, fica o também fantástico Real Jardim Botânico de Madrid com suas mais de 5000 espécies de plantas. Parque El Capricho e Casa de Campo são outros parques que merecem uma visita em Madrid.